domingo, 1 de junho de 2014

Ultrassonografia


Passeando pela web, vi uma fotografia do mar que envolve a costa do Rio de Janeiro. Nada mais comum, se não fosse pela hora e meteorologia do momento do click, final da tarde de um dia de chuva numa praia praticamente deserta. Olhei aquilo e percebi que estava prestes a recuperar algo que já tinha possuído. Esperei muito pouquinho até a lembrança chegar: lá estou eu, com menos de vinte anos, hospedado com mais um batalhão de amigos, numa casa de veraneio na praia do Peró. Assim como na imagem da tela do computador, a luz do dia já se vai e começa a cair uma chuva bem fininha, poeira de água. Todos voltaram para casa, menos eu. Resolvi dar mais um mergulho na água que parece agora feita de outra substância mais grave, como se ensaiasse uma tentativa de virar mercurio. Afundo completamente, saindo do alcance do som e da luz e no momento meu cérebro tem apenas o tato para receber qualquer mensagem do mundo. Desse modo, fico com a impressão de que tudo que sobrou da existência inteira se resume àquilo que se passa na minha cabeça, e que se me esforçar um pouco, posso realizar qualquer milagre e inventar todos os universos. Mesmo sem a memória de tudo que pensei, sei que não foi o suficiente. O oxigênio terminou antes da CRIAÇÃO. Passo a boiar de costas e recuperei a visão. Habito um mundo em que o chão e o ar são feitos de água. Os barulhos quase todos ainda ausentes dos ouvidos submersos. Nesse momento é que eu noto o que está esquisito: houve uma inversão e aquilo que os meus sentidos me dizem parece mais abstrato que as ideias nascidas nas dimensões interiores. Começo a nadar recuperando o desejo de apoiar os pés na areia e vou mirando as luzes das casas na praia que ficou distante por culpa de alguma corrente me levando mar adentro. Alcanço afinal um elemento sólido e ando percebendo pela primeira vez (ao que recordo) que tenho ossos e que eles me constroem. Caminho pra casa com uma expectativa muito forte de que a qualquer momento posso flutuar.

Lição de Anatomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário